terça-feira, 23 de agosto de 2016

Deuses proeminentes no universo dourado: Khepri, o escaravelho do sol nascente e Khnum, o deus egípcio da criação

 Khepri é o deus escaravelho egípcio do nascer do sol. Ele é uma divindade primordial, que nasceu ao dizer seu próprio nome, e assim gerou Shu, deus do vento, e Tefnut, deusa da umidade do ar e das nuves, e esses geraram Geb e Nut, mas isso é outra história. Khepri é, obviamente, um escaravelho que rola bolas de estrume, mas aqui ele tem o papel de rolar o Sol para fora do Tuat, a dimensão mágica que existe em baixo da pele da nossa. Khepri é a personalidade da manhã do deus Sol Rá, e assim, seu poder está ligado à luz e ao sol. Os antigos egípcios acreditavam que a cada nascer do Sol, não era apenas um novo dia, mas o nascer de um novo mundo. Khepri NUNCA aparece em forma humana para ninguém, ele acredita que não é o momento de os humanos o verem novamente e se contenta com seu trabalho. No entanto... quando Rá foi para seu sono crepuscular, Khepri foi "sacrificado" e divido em muitos escaravelhos menores para gerar um mar desses insetos e aprisionar Apófis na parte mais profunda do Tuat. Mas agora com a guerra entre o Abismo e o Ouro, Khepri voltou, e ele trará nova esperança e nova vida para quem precisar.

(Escrevi errado, NÃO ACREDITO, EU NÃO ACREDITOOOOO(Leia com a voz do senhor Donizildo)).
Khnum é o deus egípcio que representa a criatividade, vida nova, ele regulava as águas do Nilo e também criava os humanos em seu torno de argila, mas não só a carne humana era criada, mas também o ka humano (uma das partes da alma, junto com o ib, sheut, ba, ren, khat, akh, sahu e o sekhem). Khnum por vezes é relacionado à outra personalidade de Rá, assim sendo o Sol do fim da tarde e que entra no Tuat para a viagem noturna de Rá. Khnum tem uma cabeça de carneiro e olhos tristes, mas em suma ele não é O guerreiro, mas sim um criador, visto que ele possui uma personalidade gentil para aqueles que precisam dele.
Assim que a guerra se instaurou e dividiu todos os panteões nos grupos dos Lordes do Abismo contra a Aliança Dourada, Rá obviamente foi para os dourados, e por tabela, levou Khepri e Khnum com ele, e eles são tão necessários quanto se podia esperar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário